Seguro de Viagem

Toda viagem deveria ser perfeita. No entanto, imprevistos acontecem e é importante estarmos preparados para isso. Por isso, os seguros de viagem são grandes aliados dos passageiros. Eles cobrem despesas imprevistas com assistência médica, transportes e até perda de bagagens ocorrida durante o transporte aéreo. Contratando uma assistência em viagem, qualquer eventual surpresa é minimizada.
TRATADO DE SCHENGEN
O Acordo de Schengen é um acordo entre países europeus sobre uma política de abertura de fronteiras e livre circulação de pessoas entre os países participantes. Quase 30 países, incluindo todos os integrantes da União Europeia (exceto Irlanda e Reino Unido) e três países que não são membros da UE (Islândia, Noruega e Suíça), assinaram o acordo de Shengen.
O Espaço Schengen permite a livre circulação de pessoas dentro dos países participantes do acordo, sem a necessidade de apresentação de passaporte nas fronteiras. Mesmo que não haja controle nas fronteiras, os cidadãos residentes nos países signatários devem, por norma, portar um documento legal de identificação, como a carteira de identidade. Para os turistas de países não participantes do acordo, a prova de identidade é sempre o passaporte ou, no caso de longa permanência, o documento legal substitutivo, emitido pelas autoridades de imigração de um dos países participantes do acordo.
Os cidadãos brasileiros não necessitam de visto para entrar em qualquer um dos Países Europeus integrantes do espaço Schengen, quando estiverem se deslocando a turismo e por no máximo 90 dias.
A isenção de visto não exime os turistas brasileiros do cumprimento de algumas formalidades de entrada no espaço Schengen, a saber:
- Passaporte com validade superior a 6 meses;
- Passagem aérea (ida e volta) com permanência máxima de 90 dias;
- Comprovante de hospedagem; *
- Plano de assistência médica internacional com cobertura mínima de EUR 30.000;
- Comprovante de meios financeiros para manter-se durante a estada*
Fica a critério das autoridades fronteiriças de cada País a exigência do cumprimento destas formalidades. Aos estrangeiros que não cumprem os requisitos acima referidos, pode ser recusada/dificultada a entrada no espaço Schengen.
* Esta obrigatoriedade varia de País para País.